sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Coordenadora e pesquisadora do LabTan - UEPG publicam capítulo de livro

A coordenadora do Laboratório de Turismo em Áreas Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Professora Jasmine Cardozo Moreira e a pesquisadora Tatiane Ferrari do Vale, participaram como autora e coautora de um capítulo do livro Geoturismo, Geodiversidade e Geoconservação: abordagens geográficas egeológicas organizado por Antônio José Teixeira Guerra e Maria do Carmo Oliveira Jorge. O livro possui sete capítulos, e o terceiro capítulo intitulado “Geoparks: Educação, Conservação e Sustentabilidade”, aborda os aspectos conceituais e históricos dos geoparks, atuação em rede, benefícios de um geopark e envolvimento comunitário.
O livro está à venda no site da editora Oficina de Textos, nas versões impressa e eBook. Para maiores informações sobre o livro clique aqui.


segunda-feira, 26 de março de 2018

Confira o trailer promocional do Geopark Arouca e se encante com este território


O Geopark Arouca (Portugal) é um território reconhecido pela UNESCO principalmente por sua geologia excepcional. Passou a integrar a Rede Global de Geoparks em 2009 e foi também designado como um Geopark Global da UNESCO em 2015. Compreende 328 km² e 41 geossítios relevantes para entendimento de parte da memória da Terra.
Para maiores informações clique aqui.
Confira o trailer promocional do Geopark e se encante!



quarta-feira, 21 de março de 2018

Projeto Geoparque Caminhos do Sul assina carta de intenção para candidatura à UNESCO


O secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina e o Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul assinaram a carta de intenção dos dois estados para o reconhecimento dos Cânions do Sul como um geopark. A carta foi entregue ao consultor e representante da UNESCO, Patrício Melo, reitor da Universidade do Cariri, onde está localizado o único geopark do Brasil inscrito na Rede Global de Geoparks, o Geopark Araripe, no Ceará.
Houve um evento, no qual o representante da UNESCO falou da importância e os benefícios dos geoparks.  A carta de intenção também foi assinada pelo prefeito de Torres e presidente do Consórcio Intermunicipal Caminho dos Cânions do Sul, Carlos Alberto de Souza.
Para maiores informações clique aqui.
Fonte da matéria: Fonte: https://www.forquilhinhanoticias.com.br/apresentada-carta-intencao-para-candidatura-caminho-dos-canions-geoparque-unesco/

Fonte: https://www.facebook.com/CanionsdoSul/photos/a.544524452561837.1073741830.534314876916128/578721252475490/?type=3&theater

Siga a página do Projeto Geoparque Cânions do Sul clicando aqui.

terça-feira, 20 de março de 2018

Documentário sobre geoparks

Durante o IV Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico e II Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação, que ocorreu em Ponta Grossa (Paraná) foi produzido um documentário sobre geoparks como estratégia de geoconservação.
Confira o documentário clicando aqui ou no vídeo abaixo. 




quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

8ª Conferência Internacional de Geoparks

Durante os dias 8 a 14 de setembro de 2018 irá acontecer a 8ª Conferência Internacional de Geoparks, com o tema Geoparks e Desenvolvimento Sustentável. O evento será sediado no Geopark Global da UNESCO Adamello-Brenta (Itália).
O prazo para envio de resumos é até o dia 08 de abril, e os sub-temas são:
  • Geoparks, turismo sustentável e desenvolvimento local
  • Conservação, ciência e pesquisa
  • Treinamento, interpretação e comunicação
  • Geoparques, mudanças climáticas e riscos geológicos
  • Colaborações regionais e internacionais da UNESCO
  • Geoparks aspirantes
Confira a programação completa no web site do evento clicando aqui.

Fonte: https://www.campigliodolomiti.it/ggn2018/